terça-feira, 9 de junho de 2009

"Pintado"

Toda gente cria uma imagem diferente das pessoas que nunca viu "mais gordas", sejam elas génios ou desastres ambulantes. Esta coisa da imagem associada a profissões, e não só, refira-se com todas as letras, tem muito "que se lhe diga".
Porventura os cientistas têm que ser "assim" e os carteiros "assado"? Claro que não! Mas convenhamos que, no inconsciente, quando se fala "deste" que faz "isto" ou "daquele" que faz "aquilo", automaticamente criamos uma imagem com quase todos os dados por associação, como se houvesse um conjunto de itens impregnados em jeito de bónus.
Eu sei que todos sabemos que é um erro e que, muito provavelmente, na presença dos factos, teremos que recorrer ao "eu imaginava que fosse...", mas é efectivamente incontornável esta precipitação de "desenhador intelectual" que mal sabe o que "a casa gasta" mas tem a mania que adivinha a cor das paredes. Isto quando não se dá ao luxo e ao desplante de dar a ideia de que até sabe a cor das cuecas do personagem que nunca viu "pintado".

8 comentários:

continuando assim... disse...

só porque culturalmente somos amantes do preconceito! :) mas sim... de facto isso acontece sempre ... a imagem que fazemos cola-se ao preconceito

Unknown disse...

Olha, quando fui a Cuba, na viagem de regresso, íamos ouvindo o comandante nas suas mensagens habituais. Uma voz doce, jovem.
Quando chegamos a Lisboa e ele passou por nós, apanhámos um susto. (risos) só de pensar que foi aquele senhor minúsculo de cabelo à Einstein que nos guiou até ali... ainda bem que não o vi antes(gargalhadas) - eu que sempre acho que os pilotos são Homens altos e bonitos, jovens ou não!!

"Lixei-me" (gargalhadas)

Mas são situações inevitáveis estas dos preconceitos, mas estes não são graves quando depois não implicam ou não se imiscuem (atenção: 100€ de palavra) nas nossas acções.

Beijos

Conversa Inútil de Roderick disse...

Aqui, muitas vezes penso "como será a pessoa que está do outro lado?"

FM disse...

Olá Teresa! Seja bem-vinda ao Essências.
Concordo consigo.
Beijos e Regresse.

FM disse...

(gargalhadas)
Muito bem Natacha, muito bem.
Gostava de ter visto a tua cara... de "parva" (risos)
Beijos.
* Diz-me quando vens. Terei todo prazer em receber-te, logicamente.

FM disse...

E quem não pensa Roderick?! Todos nós... e não faltam surpresas nos resultados.
Abraço.

paulofski disse...

As expectativas que se fazem das pessoas podem ser tão surpreendentes como podem sair completamente furadas.

FM disse...

Há de tudo, sempre.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive