quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Penitência

Por vezes dou comigo "a solo" em penitência mental, naquele sentir de culpa que nos mói o pensamento em jeito de dor de cabeça. Esse mesmo!
Há tanto pelo que penitenciar, há tanto que corrigir, há tanto que evitar, há tanto que aprender, há tanto que evoluir... E o pior é quando a penitência sabe a "dejà vue", e nela sentimos a fotocópia do gesto, o reimprimir do erro, o decalque do que prometemos não voltar a "cumprir".
É, falar é sempre mais fácil, e se for para dentro - sem "ouvintes", ainda melhor. Dá-nos a hipótese de mentir no número de reincidências e vestir a pele do "desta vez é que será".
Se cumpríssemos à risca as penitências que nos impomos, não sei bem porquê, parece-me que passávamos as próximas 5 vidas ajoelhados, a cumprir penitências pelas penitências, claro.

2 comentários:

Maurício disse...

Eu costumo chamar a isto exame de consciência. E falar para dentro, sem "ouvintes", é ainda mais complicado. É que a consciência é "cruel" como um espelho. O que se vê é o que está lá!
Ainda que saiba que vou repetir as falhas, as promessas não cumpridas, vivo com a esperança que, mais logo, vou gostar um pouco mais do que vejo no tal espelho...

Abraço

FM disse...

É um bom nome Maurício, mesmo bom.
Parto sempre desse princípio, mesmo tendo que encarar o espelho vezes sem conta... Vou continuar a tentar evoluir.
Abraço.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive