sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Manifestação contra a Manif

O meu Pai, no meu tempo, dizia que no seu tempo é que se aprendia, que no seu tempo é que se tinha que saber todos os rios, os reis e as cidades na "ponta da língua", que não era como no meu tempo em que, sublinhava, se "passeava os livros"...
Hoje, perto de 30 anos depois, vejo-me a copiar o seu papel e a dizer que no meu tempo é que se estudava e que nos tempos que correm quase se é obrigado a passar de ano... E por aí adiante...
No fundo, o que mais me espanta, é o grau de conhecimento que os estudantes de hoje têm relativamente a matérias que nem no "Espaço 1999" existiam e, em contra-partida, a ignorância que os atinge de maneira fulminante sem que façam nada por isso. A ignorância é fixe!
Será que saber fazer um programa de computador é mais importante do que saber escrever uma frase de 4 palavras sem dois erros ortográficos? Pois, se calhar é, e eu para aqui armado em "dicionário de papel" cheio de mofo quando, na verdade, são os correctores automáticos que ensinam o computador a escrever sem erros e não aquilo que raras vezes se "ouve dizer" nas tentativas de aulas ditas de Português.
Se o meu Pai lesse algumas mensagens de telemóvel que são enviadas a toda a hora, não sei bem porquê, acho que fazia uma manifestação estudantil contra os estudantes e contra os professores. Mais, punha-os a todos de castigo, a começar pelos governantes que acham que até ao 9º ano não se deve "repetir", já que chumbar ou reprovar deixou de fazer parte do dicionário, inclusive o virtual, por desuso.
Acho que o meu Pai, se fosse vivo, atiraria a primeira pedra contra quem escreve Manif sem "traduzir" para Português, fosse ele quem fosse.

6 comentários:

Ricardo disse...

Pois. Mas de facto é mesmo verdade.
A Educação nas escolas tem vindo a piorar ano após ano.

FM disse...

Ainda bem que não sou o único que o afirma...
Abraço.

paulofski disse...

A educação antiga e moderna são bem diferentes sobretudo na exigência. No tempo dos nossos pais, e em parte no meu também, a cartilha era aprendida com duas ordens: ou aprendes a bem ou aprendes a mal. De palmatória em riste o profe ria-se e nós, a malta, marrava e decorava o bê-à-bá e nem piava. Eram os tempos do "Teacher, live the kids alone!"

FM disse...

Gostei, principalmente do pormenor da "banda sonora". É mesmo isso.
Abraço.

Não Sou... disse...

Eu acho que a educação actual é má. Porque os professores devido a vários factores não se preocupam se os alunos estão a aprender ou não. Porque os alunos saem das escolas sem a minima preparação para o mundo real, porque o sistema de ensino tem que juntar o melhor das formulas anteriores e o melhor das actuais e finalmente porque os pais não querem que os filhos sejam educados na escola e isto era motivo para um debate maior.

FM disse...

O problema é perder-se demasiado tempo a "falar mal"... E não se fazer o que é necessário para avançar... Só se recua, principalmente no "aprender".
Abraço Não Sou.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive