terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conseguir e... Cair

Quase semanalmente, passam-me pelos "olhos" e pelos ouvidos gravações mais ou menos profissionais de amadores que querem ser artistas. Muitos têm alguns dos "condimentos" necessários para chegarem a esse reduzido bolo, de outros... nem vale a pena falar.
Logicamente que todos devem sonhar com o sucesso, com um percurso numa área que agrade, que lhes dê prazer e que sirva de incentivo para uma vida com mais "vontade"... Mas o principal problema com que me deparo é o de tanta, tanta gente não entender que até os verdadeiros artistas estão em crise, até os verdadeiros artistas já não conseguem editar discos, dar concertos nem viver da sua arte, da sua "persistência" e "resistência".
Portugal é um país pequeno e, como tal, todos acham que se tiverem a oportunidade certa no tempo exacto poderão rapidamente ultrapassar a barreira que separa os "inexistentes" dos considerados "artistas" e, a partir daí, chegar ao mar de autógrafos, às capas das revistas, ao "desfile de vaidades"... Mas, conhecendo bem este meio, as questões que atiro para o "ar" são: Será que aquele artista "conseguiu" mesmo? O que fez para "conseguir"? O que é "conseguir"? Quanto dinheiro amealhará com o "conseguir"? Quanto tempo durará o "conseguir"?
Quase todos preferem passar à frente e não "decifrar" o tal do "conseguir". É que, por muito que custe chegar ao "conseguir", não há pior dissabor do que viver com o "depois de conseguir", ou seja; o "cair".
...E tenho tantas histórias incompletas para vos contar, tantas. Mas, sejamos positivos. Pelo menos "um num milhão" irá "conseguir"... não "cair". É que se fizerem bem as contas, em Portugal, existem cerca de 10 que "conseguiram" não "cair"... em 10 milhões.
(faço notar que, apesar do que escrevi ser um retrato do dia-a-dia da área referida, acredito que há quem consiga "lá chegar" e lá se "aguentar")

8 comentários:

Ricardo disse...

Eu acho que vivemos há uns anos para cá a necessidade de sermos conhecidos, de aparecermos, de preferência na TV.

Se reparares censuram-se os pais que deixam um miúdo de 14 anos ir trabalhar como carpinteiro, mas o mesmo não acontece àqueles que deixam os filhos fazer uma novela.

Muito haveria mais para dizer mas estou cheio de fome... mais tarde talvez.

FM disse...

Aguardaremos pelo... "pós-almoço"... com prazer.
Abraço e... Bom apetite! (risos)

Ricardo disse...

Continuando (depois de uma "sandes" no Norte Shopping):

Eu tenho uma visão muito própria, ou talvez não, do que é ser artista.

Artista não é ser conhecido. Isso é ser vedeta, que não é bem a mesma coisa.

Há muito tempo que deixei de ouvir a música que as rádios nos "impingem" (com o devido respeito pelo papel importantíssimo que esses meios têm na divulgação de músicos). Há uns tempos que me dedico na internet a procurar novos sons, bandas de garagem como as havias aos magotes nos idos anos 80. E acredita que encontrei GRANDES ARTISTAS. Pouco ou nada conhecidos na praça. Mas para mim, melhores artistas que muitos "álbuns de platina".

O que me leva a outra questão e ao inquestionável provérbio: "Há gostos para tudo".

Para mim, que também tenho as minhas brincadeiras musicais, é revigorante haver pelo menos uma pessoa que tenha gostado do nosso trabalho. O meu filho é um deles... hehehehehehe... e para mim chega!!!

Já agora (passe a publicidade) deixo-te o link e a quem mais deseje ouvir:

http://palcoprincipal.clix.pt/hape_e_rt

Esta é uma bricadeira aqui do je, que não é artista, nem muito menos vedeta. Faço isto pelo gozo puro que me dá!!! E assim é que devia ser... digo eu.

Abraço e desculpa lá a extenção do texto.

FM disse...

Não deixas de ter razão, uma grande razão... Obrigado pelo link.
Abraço e... Continua.

Ricardo disse...

Já agora, deixo-te outro site, mais internacional, que funciona numa vertente investidor-músico.

Posso dizer-te que já investi em alguns músicos em que acredito. Já me enviaram os seus trabalhos, inclusivé. Vale a pena visitar.

http://www.sellaband.com/

FM disse...

Tens que me explicar melhor esse "investimento"...
Abraço.

Sandra T disse...

extenção ???? EXTENÇÃO????? Coleguinha, isso deve ser do Poker...

FM disse...

Deixa lá o homem usar "extensões", se calhar até lhe ficam bem... (risos)
PARABÉNS aos TRÊS.

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive