terça-feira, 26 de agosto de 2008

Porto Víntage... de Qualidade

Vivo há 38 anos no grande Porto e nunca me apercebi da verdadeira e variada história da cidade... É incrível o que se aprende numa viagem de autocarro turístico, por apenas €10.
Este domingo, a convite, entrei na linha amarela e andei cerca de uma hora a ver com outros "olhos" e "ouvidos" aquilo que desconhecia em Leça, Matosinhos, Boavista, Porto, enfim... É que a "guia gravada" conta-nos histórias interessantes, alerta-nos para pormenores nunca pensados, mostra-nos razões desconhecidas e elucida dúvidas que julgávamos certezas... É incrível o tanto que há para saber sobre os sítios onde passamos diariamente, há tanto para descobrir naqueles prédios que nunca valorizamos, há tanto para revelar na história que desconhecemos...
Este foi apenas um dos três circuitos que a Carris Tuor coloca à disposição de todos os turistas, venham eles da Bielorrusia ou do Candal. O importante é que, ao contrário do que possamos julgar, acabamos por ter um enorme prazer em viajar a cerca de 4 metros de altura, a altura que nos permite ver, conhecer e sentir o que, no rés-do-chão, tanto nos escapa.
E pensava eu que conhecia o Porto... É incrível como uma viagem de autocarro nos faz sentir mais e melhores "tripeiros", ainda por cima à custa de algo criado para "Inglês" ver... Cá por mim, antes de levar os turistas, obrigada os locais a passear com os ouvidos atentos a outro tipo de "relatos".
Se puderem, entrem num dos autocarros turísticos e verifiquem se vão ou não achar imperdoável o que têm andado a perder, ainda por cima ao virar da paragem.
Já fiz circuitos em Madrid, Barcelona, Dublin e outros, mas foi o do Porto que mais me impressionou. É que dá mesmo gozo olhar para os estrangeiros e vê-los a admirar aquilo que é nosso e que, tantas vezes, desprezamos por "falta de conhecimento". Dá gozo fazer estes circuitos...
E como eu e a Deusa gostamos tanto, esta semana vamos arranjar tempo para andar no autocarro vermelho. Queremos ver que contos nos reservam a Baixa do Porto e de Vila Nova de Gaia.

5 comentários:

Patti disse...

Todos os anos em Agosto e Dezembro faço turismo na minha cidade: Lisboa.

E as coisas que eu descubro!

Fernando Vasconcelos disse...

Pois tens razão. Das poucas vezes que faço isso em Lisboa acabo sempre por descobrir coisas fantásticas.
Vou seguir o teu conselho e repetir mais vezes.

Anónimo disse...

Fica anotado: Mas talvez vá a Coimbra, fica mais perto...

Não Sou... disse...

Normalmente quando vou de férias detesto ir a locais para ver monumentos e etc. Porque acho que para conhecer os monumentos e locais históricos tenho que conhecer primeiro os meus. Faço uma pergunta: quantos tripeiros já subiram a torre dos cléricos?
Teve que vir um compadre dos meus pais da Madeira para subir a torre dos cléricos, senão até hoje não tinha subido.
Abraço

Unknown disse...

passaram aki á porta e nem um oi???

tb já nado com mta vontade de fazer o percurso desse bus...pk de bus ando todos os dias mas não nessas alturas...

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive