quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mesada

No meu tempo, a minha mãe dava-me dinheiro diariamente para lanchar na escola, comprar os cromos da bola ou do Sandokan e... era assim.
Hoje, e segundo um estudo feito em Portugal, os pais já adoptaram a "lei da mesada", uma espécie de salário que os filhos recebem para que, através dele, aprendam a fazer a sua própria gestão financeira.
O estudo diz que, em média, 66% dos pais Portugueses dão €119 de mesada a cada um dos filhos para gastos em alimentação escolar, telemóvel e diversão. No entanto, convém referir que um elevado número de pais ultrapassa a fasquia dos €150 de mesada.
Outro dado interessante prende-se com o facto de - também nesta mesada, sobrar muito "mês" o que implica uma espécie de "conta-ordenado" ou, melhor ainda; acréscimo para o "tecto".
Confesso que não sei se é pouco para os filhos mas estou certo que é muito para os pais... ou não?!

7 comentários:

Patti disse...

Se cada um der aquilo que pode, tudo bem. O mal é darmos aos filhos aquilo que não podemos, porque os pais dos outros assim o fazem.

O que infelizmente, é o que muitas vezes acontece e aí é que está o problema, os miúdos vivem acima das posses das suas famílias e depois não estão minimamente preparados para os sacrifícios que a vida nos pede diariamente. Os culpados são unicamente os pais!

A minha filha tem mesada, mas primeiro foi ensinada a dar-lhe valor e a geri-la convenientemente, independentemente da minha realidade financeira.

Sandra T disse...

Eu também não tive mesada, pedia o dinheiro e dizia para quê, o que me levou (já na secundária) a inventar dezenas e dezenas de fotocópias... se calhar ainda gastava mais ao meu pai do que se tivesse uma mesada (mais ou menos) fixa. De facto para quem a recebe deve ser sempre pequena mas, para alguns daqueles que a dão, deve ser um penoso custo fixo do orçamento mensal.

Ricardo disse...

Desde que me lembro que os meus pais sempre me deram semanada ou mesada.

No início não me lembro quanto era ao certo, mas por volta dos meus 17 ou 18 anos começaram a fazer uma transferência bancária certa de 20 contos por mês. Nem mais, nem menos. Que tinha de dar para tudo e para poupar inclusivé. Coisa que sempre fui ensinado a fazer.

Curiosamente ainda hoje, nos meus plenos 34 anos de idade, casado e pai de filhos, ainda recebo todos os meses a transferência dos mesmos 20 contos (agora convertidos em euros).

Acho que a minha mãe se esqueceu de cancelar essa transferência automática (ou talvez não)... mas eu também não lhe vou lá lembrar...

Por isso... shiuuuuuu!!!

paulofski disse...

A mesada que eu recebia e a semanada que o meu filho recebe (à semana dá para gerir e conter melhor) serve as despesas correntes e lhe dá responsabilidades de gestão. O verdadeiro investimento é pouco a pouco ir engordando uma conta jovem dum banco qualquer, com as contribuições familiares, variações financeiras e juros, onde o saldo contabilístico da caderneta não lhe diz nada por enquanto, mas que na altura certa dará o devido valor e o investirá na compra ou no sinal de algo sólido e fundamental.

Abraço.

Mary disse...

No meu tempo (!!!!) não era nada assim...dava para umas gomitas e pouco mais...
Vês o que te espera FM...qualquer dia comaçamos a ter uma caixa multibanco em casa para os filhotes levantarem dinheiro :) :)
Kisses

Olá!! disse...

Nunca recebi mesada ou semanada ou o que quer que fosse, quando precisava pedia... nas férias arranjava uns trabalhitos, isto já adolescente, claro... em lojas a fazer embrulhos, nas feiras que se realizavam no Pavilhão Rosa Mota... enfim...
Os meus filhos também não recebem mesada, quando precisam pedem, quando podemos têm, senão esperam...
Claro que os bens essenciais nunca faltam.
Fora isso e como hoje em dia é habitual receberem prendas em cash, quando querem algo mais extravagante, juntam para comprar, é uma forma de darem valor ao dinheiro...

alx disse...

Este estudo náo reflecte o nosso país de certeza...é o que faz confiarmos nas médias...
Pessoalmente nunca recebi mesada, pedia apenas quando era necessário.
Hug
Alx

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive