sábado, 19 de janeiro de 2013

“Baba e Ranho”



Na juventude, pertença ela a que geração pertencer, há sempre uma fase em que passámos por “bebés-chorões”, mesmo sem saber muito bem porquê ou, pior ainda, sem ter razões para chorar, mas forçando-o na mesma, quanto mais não seja, imagino eu, para que possamos – ao menos – justificar a força que uma determinada canção tem num determinado momento, mesmo que tal só aconteça porque nos “chicoteamos” a ouvi-la um mínimo de 20 vezes seguidas. Chama-se a isto uma espécie de “exercício para sentir o sabor das lágrimas à conta de um refrão”, mesmo que possamos só entender uma ou outra palavra daquele estrangeiro que gravávamos dos “discos pedidos”.

Não sei se aconteceu convosco, mas, por mais ridículo que possa parecer, também me fechei no meu pequeno quarto e pus o gravador de cassetes crómio a repetir vezes sem conta, ou melhor, horas a fio, a mesma canção. Claro que estou a falar de baladas, das que provocavam (e, eventualmente, ainda provocam) baba e ranho, além de milhões aos seus proprietários e intérpretes.

O mais bizarro daquela juventude, a qual se tentava viver à força como se já se fosse adulto, e daqueles com problemas emocionais e financeiros (mesmo não os tendo, nós), era inventar maneiras de se dar a ideia de que ninguém nos entendia porque éramos “muito à frente”, à frente da idade que o bilhete de identidade registava.

Sim, eu sei que era ridículo, e sei que, quase 30 anos depois, é difícil encontrar um quadro psicológico minimamente plausível ou aceitável que justifique este comportamento sedento de sentimentalismos do além (aqui, o além refere-se a idade, idade mais além – risos).

- Afinal, chorávamos porquê? Em nome de quem? O mundo ainda tinha (e tem) tanto amanhã…

O nada é a melhor e única resposta para cada uma das perguntas.

Convenhamos que, neste preciso momento, estou na dúvida se devo ou não recomeçar uma outra crónica ou permitir o vexame desta, a que o teclado e a minha mente estão a ditar, assim ao sabor de um desvario da memória.
Que se lixe! Vai assim. (risos)

É, é verdade. Para que ainda não entendeu, houve alturas entre os 12 e os 16 anos em que me fechava no quarto, colocava uma das baladas mais tristes e de maior sucesso na altura, imaginava um terrível final romântico que me envolvesse (em sonho acordado, claro) e forçava as lágrimas, algo que chegava a concretizar-se, embora a muito custo, talvez por volta da 10ª repetição da canção escolhida para esse fim.

- O que se ganhava com isso?

Nada.

Bem, lembro-me que o “após” dava uma ligeira sensação de alívio. (além de alguma vergonha, sempre que a minha mãe me perguntava se tinha algum problema amoroso)

- Alívio? Alívio de quê?

De nada. E de nada porque, nessas alturas, geralmente, ou não namorava ou as relações nem ralações tinham para justificarem tamanha “adoração sentimentalista”. Isto, claro, sem esquecer que, na mesma altura, o Português já era complicado de decifrar, quanto mais o inglês, chorando eu por refrões que, na verdade, supunha, já que não os conseguia traduzir à letra.

Ai, a juventude, a juventude! Que saudades. (ponto)

Kiko

0 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sempre algures entre o hoje e o amanhã, sem esquecer a memória.

JACKPOT

JACKPOT
Música Anos 70, 80 e 90

Porto Canal

Porto Canal

O Livro do Ano

O Livro do Ano
Escrito por uma Deusa e um Sonhador... em nome de um Ângelo

...Sempre...

...Sempre...

Blog Archive